Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
UM NOVO RICO NO FUTEBOL EUROPEU: NEWCASTLE É COMPRADO POR FUNDO DE INVESTIMENTOS DA ARÁBIA SAUDITA
14/10/2021 19:15 em Mesa Redonda

Foto: The New York Times 

18 meses depois da primeira tentativa, fundo desembolsa R$ 2,2 bilhões para a aquisição do clube inglês.

 

Na última quinta-feira (07), o Newcastle anunciou a venda para o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. Oficialmente, os valores não foram divulgados pelo clube, mas a quantia especulada pela imprensa inglesa é de 300 milhões de libras, no câmbio atual, aproximadamente R$ 2,2 bilhões.

Após negar o negócio em julho do ano passado, acusando a Arábia Saudita de pirataria nas transmissões do Campeonato Inglês no país, a Premier League aprovou a aquisição desta vez. Foi realizado um acordo entre o fundo saudita e a emissora “beIN Sports”, do Catar, permitindo o retorno das negociações. 

Em nota oficial, o Newcastle explica detalhes da venda: 

“Todas as aprovações necessárias foram obtidas da Premier League e a aquisição foi concluída em 7 de outubro de 2021. O Grupo de Investimento é formado por investidores pacientes de longo prazo que têm toda a confiança no sucesso futuro do clube. O anúncio de hoje é a conclusão de um processo completo e detalhado que permitiu ao Grupo de Investimento chegar a um acordo que beneficia todas as partes interessadas e deixará o Newcastle United bem posicionado para buscar uma estratégia clara e de longo prazo.”

Desde 2017, o Newcastle já pertencia a um bilionário, o empresário Mike Ashley, porém, a torcida sempre esteve descontente com o mandatário do clube. Agora, a esperança de um futuro melhor paira sobre a instituição, e anima seus torcedores, que, logo após o anúncio, foram à porta do estádio St James’ Park comemorar a conclusão do negócio.

Para alimentar a euforia do torcedor do Newcastle, a mídia britânica estipula que os novos proprietários planejam, já para a janela de inverno em janeiro, gastar até £190 milhões (1,4 bilhão de reais). Nomes estrelados como Philippe Coutinho, Gareth Bale e Edinson Cavani já são apontados como futuras contratações da equipe.

Hoje, o Newcastle é o décimo nono na tabela de classificação da Premier League, mas, com a efetivação, o torcedor se anima com as novas possibilidades do time.

 

 

Por: João Benedito do Nascimento Gonçalves, estudante do 3º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!