Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
25 DE NOVEMBRO: DIA DE LUTA
23/11/2021 17:39 em Mulheres Plurais

Foto: Reprodução

O dia 25 de Novembro representa uma história de resistência e luta feminina, uma vez que comemora-se o Dia Internacional da Luta Contra a Violência à Mulher.

 

 

Las Mariposas:

Essa data inicialmente ficou conhecida por homenagear as irmãs dominicanas, Pátria, Minerva e Maria Teresa. Conhecidas como “Las Mariposas” (as borboletas), elas  foram opositoras à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo. Possuíam um histórico de forte resistência e grande popularidade no país.

 

No dia 25 de Novembro de 1960, enquanto passavam por uma estrada, as irmãs foram encurraladas pela polícia secreta dominicana. Elas foram enforcadas e posteriormente espancadas, pois com a intenção de forjarem um acidente de carro pareceria que foram hematomas provocados acidentalmente.

 

A história das irmãs já era conhecida e muito popular, mas a recorrência de casos de violência, tortura, sequestros e homicídios de outros opositores ao governo de Trujillo colabarou com que seus assassinatos marcassem a história dominicana.

 

"Esta história foi o 'basta' para os dominicanos, que disseram: quando nossas irmãs, nossas filhas, nossas esposas, nossas namoradas não estão seguras, para que serve tudo isso?", afirma Júlia Álvarez, autora do romance “El tiempo de las mariposas'' (O tempo das borboletas), que inspirou um filme de mesmo nome.

 

Sendo assim, pela popularidade e importância que essas figuras femininas tiveram, foi decidido, em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, em Bogotá, que a data ficaria conhecida como o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher.

 

 

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher:

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas e de milhares de mulheres que são violentadas diariamente.

 

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2020, cerca de um terço das mulheres no mundo, equivalente a 736 milhões, sofrem violência física ou sexual ao longo da vida.

 

Ou seja, esse dia representa a luta de milhares de mulheres e promove a conscientização mundial sobre o combate a violência contra elas, e a importância de denunciar e pedir ajuda.

 

 

Denuncie:

Em casos de abuso ou violência, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher pelo número de telefone 180.

 

 

 

Por: Isabela Jorge, estudante do 1º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!