Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Doramas: As séries do leste asiático
28/08/2020 18:02 em Entretenimento

Os doramas são as famosas séries do leste asiático, principalmente países como Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Taiwan e China. Tudo começou com o Japão, em meados da década de 80. O país passava por um grande crescimento econômico e, então, desenvolveu sua própria indústria de entretenimento. Com influência norte americana, os países do leste asiático passaram a produzir respectivas séries, recheadas com sua cultura oriental. Mas afinal, o que significa dorama? A palavra, na verdade, é a forma como os japoneses pronunciam o termo “drama’’. Por terem esse elemento característico, essas séries são intituladas de Drama. Assim, a nomenclatura “correta’’ é a palavra Drama com a primeira letra do país de origem na frente. Por exemplo: J-Drama (Japão), K-Drama  (Coréia do Sul cujo o K vem do inglês South Korea), Thai-Drama  (Tailandia, Thailand em inglês) e assim sucessivamente. Porém, aqui no ocidente, graças a forte influência japonesa, a palavra dorama se tornou popular e engloba todas essas produções. 

Geralmente, os doramas têm trinta minutos à um pouco mais de uma hora de duração, dificilmente eles se estendem para uma segunda temporada e é comum que sejam baseados em livros e histórias em quadrinhos (os famosos mangás). Possuem elementos característicos da cultura originária, o que faz o telespectador ocidental conhecer um pouco mais dos costumes orientais. Além disso, é natural que esse público tenha curiosidade de consumir alimentos, roupas e outros elementos da cultura pop. É frequente a participação de cantores tanto nas atuações, como na produção da Original Sound Track (OST), vulgo trilha sonora. Os produtores investem pesado na fotografia e os roteiros são perfeitamente trabalhados para comover a audiência

Existem cenas que são típicas dos doramas (podemos chamar de clichês). No K-Drama romântico, por exemplo, não é difícil você ver a cena de um rapaz carregando uma moça nas costas por motivos banais. O mocinho dividindo o guarda chuva com a mocinha também é tradição. São vários clichês e eles não são uma regra. Há várias temáticas!

Ainda sobre os dramas coreanos, é importante pontuar que as cenas de beijo não são tão detalhados quanto as ocidentais. Isso acontece porque os coreanos são mais reservados e exibir esse conteúdo pode ser constrangedor. Vale lembrar que, geralmente, os doramas são exibidos em horários com maior audiência. Assim, momentos mais quentes são ainda mais difíceis de se encontrar. Então, se prepare para assistir vários episódios de uma hora sem nenhum beijinho e não se desanime se o beijo for meio sem graça. Mas não é porque não tem beijo e sexo que os momentos de interação romântica entre os casais seja inexistente. Muito pelo contrário, as interações entre os personagens são muito significativas. Elas são representadas de forma simbólica e mostram o fortalecimento dos laços entre si. Algumas coisas podem parecer bobas para nós, mas para eles tem uma grande relevância.  E, às vezes, por mais singelas que sejam, são lindas e gostosas de se ver. 

 

Uma breve sinopse de W - Two Worlds e onde assistir

 

Diferente das séries norte  americanas, os romances asiáticos, muitas vezes, têm enredos  peculiares como W - Two Worlds.

A história é sobre Oh Yeon Joo, uma residente de medicina cujo pai é um cartunista famoso. Ao tentar descobrir spoilers para seu superior e fazer uma cirurgia em troca, Yeon Joo percebe que seu pai desapareceu e vai parar dentro da história em quadrinho. Sem notar que estava em outro mundo, ela salva o personagem principal da história, Kang Chul. Então, Kang Chul fica intrigado com essa mulher misteriosa e percebe que tem algo de estranho com a sua vida. A partir disso, a trama vai se desenrolar em Kang Chul buscando descobrir os mistérios de sua vida e Yeon Joo tentando sair desse universo paralelo. 

Que doideira, não é mesmo?! Ficou curioso? Então deve estar se perguntando onde assistir os doramas. No início dos anos 2000 era bem complicado ter acesso a esse tipo de conteúdo. Os fãs  (popularmente chamados de dorameiros) tinha que recorrer ao torrent ou comprar dvd’s legendados por fãs (alô, pirataria!). Em 2010, surgiu a plataforma de streaming Viki que possui uma gama de séries, filmes, programas de tv e outros tipos de multimídia do leste asiático. O aplicativo é legendado por fãs voluntários ao redor do mundo e, por isso, pode acontecer de algum vídeo não possuir legenda ou estar indisponível. Mas fica tranquilo que W está disponível! Felizmente, a plataforma pode ser usada gratuitamente com anúncios (nem tudo são flores) ou sem, por meio do plano básico (é barato, custa só R$ 0,99). Além do Viki, temos a nossa queridinha Netflix, que vem apostando nos doramas e já possui um catálogo recheado para você se aventurar nesse novo mundo! Por fim, ainda tem ao fansubs que são sites feito por fãs para legendar essas produções (vamos deixar alguns sites no final desta matéria).

Agora não tem desculpas para não assistir os doramas. Caso não goste dos K-drama, tente assistir o Thai-Drama, por exemplo. A Tailândia tem uma produção fortíssima com representações LGBTQI+ e sabem fazer cenas quentes de tirar o fôlego! Como disse Bong Joon Ho, diretor de Parasita, no discurso do Oscar: “Se vocês superarem a barreira de 2cm que são as legendas, vocês serão apresentados a muitos filmes incríveis!’’. A gente sabe que os idiomas podem soar um pouco estranho no início, mas garantimos que você pode se surpreender e passar a amar os doramas!

Por fim, o Plot Twist preparou uma listinha de dramas disponíveis na Netflix para você começar a maratonar: 

 

Stranger

Gênero: Suspense, Policial

Episódios: 16 na 1ª temporada e 16 na 2ª temporada (em lançamento)

País: Coreia

Sinopse: Com a ajuda de uma detetive ousada, um promotor nada empático investiga um caso de assassinato e corrupção política.

 

Porque esta é a minha primeira vida

Gênero: Romance, Comédia

Episódios: 16

País: Coréia

Sinopse: Eles dividiam um apartamento e optaram por um casamento de conveniência. Mas não vai ser fácil lidar com os sogros e com os novos sentimentos.

 

Mr. Sunshine: Um Raio de Sol

Gênero: Histórico, Ação

Episódios: 16

País: Coréia

Sinopse: Em 1871, um jovem coreano é levado para os EUA a bordo de um navio de guerra. Anos depois, ele retorna à Coreia como soldado americano e se apaixona por uma nobre.

 

Oh My Ghost

Gênero: Romance, Comédia, Suspense

Episódios: 16

País: Coreia

Sinopse:

Possuída pelo espírito de uma virgem sedutora, a tímida assistente de um famoso chef de cozinha passa a ser notada por ele.

 

Marry Me, or Not?

Gênero: Romance, Comédia

Episódios: 15

País: Taiwan

Sinopse: Ela é uma agente de viagens ambiciosa. Ele, um advogado que não acredita mais no amor, de tantos divórcios que fez. Será que esta combinação improvável pode dar certo? 

 

Erased

Gênero: Fantasia

Episódios: 12

País: Japão

Sinopse: Depois de encontrar a mãe morta, Satoru usa seu dom de viajar no tempo para tentar evitar, 18 anos antes, a morte dela e de três colegas de classe.

 

Sites online para assistir e baixar doramas:

Kingdom Fansubs  (necessário fazer cadastro)

Drama Fansubs (necessário fazer cadastro)

Subarashiis

 

Animes CX

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!