Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
REGRAS PARA AS CAMPANHAS ELEITORAIS MUNICIPAIS
28/09/2020 18:44 em Política

Foi dada a largada para as campanhas eleitorais municipais neste domingo (27). Alguns candidatos da capital mineira já começaram ontem a fazer suas campanhas pelas ruas de BH.  Em tempos de Pandemia e Fake News, algumas regras tornam-se importantes para uma campanha menos conturbada.

 

Os candidatos já estão liberados pelos tribunais eleitorais a pedir votos e fazerem suas campanhas nas ruas, mantendo a biossegurança e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como: uso de máscaras, distância de pelo menos 2 metros entre pessoas e uso constante de álcool em gel.

 

As autoridades mostram-se atentas neste ano eleitoral para as chamadas “fake-news”, que foram tão faladas e divulgadas no último período eleitoral. Em um pronunciamento feito no sábado (26), Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), demonstrou preocupação com as desinformações, ele disse: “Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer, não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso”.

 

A preocupação com as inverdades promete ser maior nestas eleições pois o entendimento do TSE hoje é de que o próprio candidato que for beneficiado ou disseminador na falsa informação será responsável pelos crimes.

 

As regras:

 

As campanhas gratuitas na televisão e no rádio estarão disponíveis para veiculação de 9 de outubro a 12 de novembro, antes das votações de primeiro turno que está prevista para o dia 15 de novembro.

 

Já nas redes, os candidatos poderão fazer suas campanhas através das contas de seus partidos ou seus próprios endereços virtuais, sendo vedado as divulgações em quaisquer empresas, órgãos públicos e organizações sociais. Também está proibido o envio de mensagens em massa pelos aplicativos de mensagens por apoiadores dos candidatos.

 

Fora do meio virtual, os candidatos podem exibir suas bandeiras nas ruas das 6h às 22h, desde que não haja nenhum prejuízo ao trânsito, nem à circulação de pedestres. Os candidatos também poderão disponibilizar seus meios impressos de campanha em mesas e os carros de som serão permitidos apenas em carreatas, comícios, passeatas e reuniões.

 

Para a prefeitura de Belo Horizonte - MG, os candidatos serão:

 

-          Alexandre Kalil (PSD), vice Fuad Noman (PSD)

-          Áurea Carolina (PSOL), vice Leonardo Péricles (UP)

-          Bruno Engler (PRTB), vice Mauro Quintão (PRTB)

-          Cabo Xavier (PMB), vice Paula Maia (PMB)

-          Fabiano Cazeca (PROS), vice Paula Gomes (PTC

-          João Vitor Xavier (Cidadania) , vice Leonardo Bortoletto (DEM

-          Lafayette Andrada (Republicanos), vice Marlei Rodrigues (Republicanos)

-          Luísa Barreto (PSDB), vice Juvenal Araújo (PSDB)

-          Marcelo Souza e Silva (Patriota), vice Leandro Moreira (Patriotas)

-          Marilia Garcia (PCO). vice Silvanio Vilaça Pacheco (PCO)

-          Nilmário Miranda (PT), vice Luana de Souza (PT)

-          Rodrigo Paiva (Novo), vice Patrícia Albergaria (Novo)

-          Wadson Ribeiro (PCdoB), vice Kátia Vergilio (PCdoB)

-          Wanderson Rocha (PSTU), vice Firmínia Rodrigues (PSTU)

-          Wendel Mesquita (Solidariedade), vice Sandra Bini (Solidariedade)

 

Gabriel Andrade, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!