Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
NOVA ONDA DE CALOR CHEGA NO BRASIL E CIDADES BATEM RECORDE DE TEMPERATURA
02/10/2020 19:05 em Dia a Dia

 

A onda de calor percebida durante toda a semana deve continuar nessa sexta (2), e há indícios de aumento em São Paulo e Curitiba. Em algumas regiões do Sul e Sudeste o calor diminui.

 

Em Belo Horizonte também está previsto para os próximos dias um “pico”, por isso entre sexta (2) e sábado (3) o tempo fica ainda mais seco e mais quente na capital mineira, com chances de novos recordes - o que acende alerta para cuidados com a saúde. Para esta quinta (1º), a previsão é de tempo estável, com máxima de 35°C. Os termômetros na capital devem bater os 36°C ao longo desta semana, e em regiões como Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro, podem chegar a 41°C.

 

Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que, com o predomínio de um sistema de alta pressão no continente impede o avanço de sistemas, como frentes frias, e a formação de nuvens. "É como se tivesse um ventilador de teto em cima da gente, que dificulta a umidade, funcionando como um tampão", detalha. "É normal para essa época de transição de inverno para primavera, considerando as variações que ocorrem a cada ano".

 

O Inmet alerta que a umidade relativa do ar pode chegar em cerca de 10% - como já aconteceu nos últimos dias. A previsão é que os termômetros fiquem entre 22°C e 37°C na sexta (2) e entre 24°C e 38°C no sábado (3).

 

Essa notícia foi produzida por Filipe Nicácio Lima, aluno do 2o período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!