Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
TERCEIRO PRESIDENTE DO PERU EM UMA SEMANA
17/11/2020 16:48 em Política

 Congresso do Peru aprovou a nomeação de Francisco Sagasti, nesta segunda-feira (16/11), como novo presidente interino do Peru e o terceiro a comandar o país em pouco mais de uma semana.

A sessão plenária extraordinária do Congresso aprovou Francisco Sagasti como o novo presidente interino do Peru. A votação no Congresso ocorreu em meio à grave crise política e social do país, após o impeachment do presidente Martín Vizcarra na semana passada.

Com a saída de Vizcarra quem assumiu o cargo foi Manuel Merino, provocando fortes protestos de cidadãos, que foram reprimidos com violência pela polícia, deixando pelo menos dois mortos e inúmeros feridos. Após esses acontecimentos, Merino renunciou no domingo (15/11), somente seis dias depois de assumir.

Sagasti será presidente até julho de 2021, quando está prevista a posse do vencedor das eleições.

O político, de tendência centro-liberal, foi assessor técnico do Banco Mundial e será o quarto presidente do país em menos de três anos, após a renúncia de Merino, o afastamento de Vizcarra e a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, que deixou o poder em 2018 em meio a denúncias de corrupção.

 

Sara Lambert Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto

 

COMENTÁRIOS