Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
NAVIO É PARCIALMENTE DESENCALHADO APÓS 6 DIAS NO CANAL DE SUEZ
29/03/2021 21:06 em Dia a Dia

O Ever Given, de 400 metros de comprimento, que bloqueia há 6 dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente. Segundo autoridades, o enorme cargueiro foi reposicionado e liberado da margem do canal de onde estava encalhado.

As manobras para tentar desencalhar o megacargueiro Ever Given, que carrega 20 mil contêineres e obstrui o canal de Suez desde terça-feira passada (23/03), tiveram sucesso parcial na madrugada desta segunda-feira (29/03). De acordo com o chefe da Autoridade do Canal de Suez e responsável pela operação, Osama Rabie, o navio começou a flutuar “satisfatoriamente” e sua posição já pôde ser modificada em 80%.  A popa da embarcação foi levada a 102 metros da margem, em vez dos 4 metros anteriores, o que ampliou o otimismo de que as operações sejam retomadas em breve no canal.

O Ever Given bloqueia, desde terça-feira (23/03), uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo, forçando empresas a redirecionarem navios, o que causa longos congestionamentos e prejuízos.

O bloqueio do canal de Suez representava uma ameaça de primeira ordem às cadeias de suprimento globais. Pouco mais de 10% do comércio mundial passam pelos 190 quilômetros desta via navegável, que conecta o mar Vermelho ao Mediterrâneo. Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que, no total, as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe passem de R$ 300 bilhões. Há quase 370 embarcações na fila à espera da liberação do canal.

No início da madrugada desta segunda-feira (29/03), o Ever Given começou a se movimentar à medida que a maré subia. Estima-se que essa operação avance mais com um novo pico de maré ao longo do dia.

 

Sara Lambert Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!